Como Escolher Seu Instrumento Musical

Como Escolher seu Violão

Para quem tem dúvidas na escolha do seu instrumento, abaixo estão algumas perguntas e respostas que podem ajudá-lo. A intenção é que alguns tabus sejam quebrados  e que esta tarefa se torne mais fácil.

 

Estudante ou Profissional?

Não existe um violão fabricado especificamente para estudantes. Quando um fabricante cria uma linha com este nome, a diferença é na qualidade da matéria prima, pois se entende que um profissional será mais exigente. Normalmente recomenda-se que um iniciante comece os estudos com cordas de nylon, pois ainda não se formaram calos nas pontas dos dedos e essas cordas garantem uma melhor tocabilidade nestes casos.

 

Cordas de nylon ou aço?

Ao contrario do que pensam, cordas de nylon não são apenas para iniciantes. Cada violão tem seu tipo de corda específico, sendo que cordas de nylon são ótimas para samba, música erudita e MPB, e as de aço soam muito bem para pop, rock, blues e sertanejo.

 

Qual é o melhor shape?

Cada violão tem uma sonoridade diferente de acordo com o modelo do corpo. Geralmente quanto maior o corpo mais grave é o timbre. Exemplo: Um violão APX responde melhor a frequências médias e agudas por ter o corpo mais estreito, e um modelo Jumbo possui os médios mais escavados e graves mais presentes. Além do timbre deve-se levar em conta a ergonomia, testando o instrumento para sentir o grau de conforto.

 

Acústico ou elétrico?

O violão elétrico possue captador, que é muito útil para apresentações, etc. A maioria desses instrumentos são equipados também com afinador digital, o que é excelente para quem ainda não desenvolveu percepção auditiva ou para o profissional que necessita de agilidade no palco. O violão acústico é a melhor opção se for um instrumento dedicado a estudos ou para determinados estilos musicais.

 

Conheçam os Tipos de Teclados 

Antes de escolher o seu instrumento, é necessário saber quais as classes de teclado que temos no mercado.

 

Piano Digital

O Piano Digital, como o próprio nome já diz tem como objetivo se assemelhar em timbre e tocabilidade a um Piano Acústico com teclas pesadas e design simplificado.

 

Arranjador

O Arranjador possui acompanhamentos com variações de ritmos, atalhos para trocas rápidas, timbres variados e são utilizados para apresentações solo e pré-produções.

 

Teclado Sintetizador

 Sintetizadores são os que geralmente apresentam a maior variedades e timbres, que podem ser misturados, editados previamente ou na hora, importados e outra mídia ou até mesmo produzidos do zero.

 

Teclado Controlador

Os Controladores são teclados sem timbres, com quantidade e tipo de teclas bem variado que tem como função utilizar sons de outros dispositivos. Podem ser conectados em módulos, computadores, tablets e até mesmo em outros teclados.

 

Teclado Workstation

O Workstation é o mais completo pois acumula quase todas as características dos anteriores e ainda a função de gravação. Alguns modelos possuem softwares DAW tão completos quanto os de estúdios, com VSTs, efeitos variados e a possibilidade de captar voz e instrumentos.